
4 de Julho de 1999: SC Vianense sagra-se Campeão Nacional da III Divisão!
Completam-se hoje 19 anos que o Sport Clube Vianense conquistou o título de Campeão Nacional da 3ª Divisão, depois de bater na final, disputada no Estádio José Bento Pessoa na Figueira da Foz, o Lusitânia dos Açores por 3-0.
O Vianense nessa época (1998/1999) foi o Clube que mais golos marcou em Portugal, pelo que chegar à final da competição foi um desenlace esperado para o que equipa tinha produzido.
Com o apoio de cerca de 3000 vianenses na bancada, a nossa equipa foi superior ao adversário praticamente em todo o jogo, apesar de ao intervalo o resultado ainda estar 0-0. Porém na 2ª parte, o ascendente azul foi traduzido nos dois golos de Miguel Mota e de Cláudio. No final, invasão de campo e milhares de pessoas à espera da equipa em Viana do Castelo, onde a festa se prolongou na Praça da República.
O Clube, na altura treinado por Rogério Gonçalves, conquistou assim o Título de Campeão Nacional, apenas um anos após a comemoração do Centenário e do famigerado caso Guarda/Machico que tinha atirado o Vianense para a 3ª divisão naquele que ainda hoje é considerado um dos casos mais ensombrados do Futebol Português.