• PRÓXIMO JOGO
    2017-11-19
  • SC VIANENSE
  • vs
  • ADC Correlhã

Apresentação

Sport Clube Vianense

Um grupo de jovens vianenses que vinha promovendo o desporto velocipédico e a náutica, é convidado para organizar o carnaval, que praticamente havia desaparecido da cidade. Daí a constituírem-se em clube desportivo, sobe o nome CLUBE VIANENSE, foi um passo. A 13 de Março de 1898 foi fundado o Sport Clube Vianense no Teatro Sá de Miranda, com a primeira Assembleia Geral a realizar-se 7 dias depois no mesmo local, tendo sido constituídas de imediato as modalidades de náutica, velocipedia, esgrima, ginástica e tiro.
A 10 de Abril do mesmo ano é inaugurada a primeira sede oficial do Clube, no 1º andar da casa quinhentista dos Sá Sotomaior, na Praça da Rainha, atual Praça da República.
Estava dado o tiro de partida para uma vivência de esplendor, com períodos particularmente difíceis, que a grandeza do clube sempre soube ultrapassar.
Em 1923, o Sport Clube Vianense inicia-se na prática do futebol, simultaneamente com a criação da Associação de Futebol do Distrito de Viana do Castelo, cuja Sede, por deferência do SCV é nas suas instalações.
O Clube marcava boa presença futebolística nas provas em que participava, não descurando as restantes modalidade (que eram muitas) para além da sua intervenção cultural, utilizando a magnifica Sede para concertos musicais, palestras e outras manifestações artistico-culturais, com a participação de figuras nacionais nas artes e nas letras .
Pelos anos 50, explode a prática do Hóquei em Patins, constituindo o Vianense uma equipa de muita qualidade, que fez com que os Vianenses se apaixonassem pela modalidade. Os jogos eram disputados no ringue do Límia Parque.
Apesar da diversa oferta, o futebol passou a ser a modalidade rainha do Vianense, não pelos resultados alcançados, mas pelo contágio do entusiasmo que percorria o país!
Ao longo do seu historial, nesta modalidade, a equipa principal participou na Taça de Portugal, no Campeonato de Portugal, na II e III Divisões e, pela primeira vez, em 2016/2017 no Campeonato Distrital da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Especial nota para a participação do Sport Clube Vianense, entre as épocas de 1923/24 e de 1933/34, no extinto Campeonato de Portugal em que ombreava com FC Porto, SC Braga, Boavista, Vitoria de Setúbal, entre outros.
Um Clube centenário, com muita história, de mãos dadas com a própria história da Cidade, com inúmeros eventos de enorme relevância social, cultural e desportiva, e caraterizado por um ecletismo que permitiu e continua a permitir que milhares de crianças, jovens e adultos praticassem desporto no Sport Clube Vianense, em modalidades tão variadas como o futebol, hóquei em patins, voleibol, basquetebol, judo, karaté, kung fu, ténis de mesa, danças de salão, bilhar, atletismo, ciclismo, vela, remo, natação, pesca desportiva, esgrima, ginástica, tiro, ténis, futsal,polo aquático, futebol de praia entre outras.

Eis o “velhinho” Sport Clube Vianense que nasceu para a promoção do desporto. Longe de ser um exclusivo do futebol, o emblema da Princesa do Lima sempre se pautou por ser um espaço de convívio e promoção de todos os desportos, mantendo intatos os sentimentos e princípios daqueles que um dia se juntaram para edificar um “grémio” para a prática dos desportos. Longe de pensar no ícone que se tornou o Vianense e no gigante, que hoje mais adormecido, aquém ninguém fica indiferente.

SC Vianense