Sport Clube Vianense e Viana Academia FutFênix celebram Protocolo de Cooperação

Sport Clube Vianense e Viana Academia FutFênix celebram Protocolo de Cooperação

Sport Clube Vianense e Viana Academia FutFênix celebram Protocolo de Cooperação

O Sport Clube Vianense e a Viana Academia FutFênix (VAF) assinaram, no passado dia 05 de setembro, um Protocolo de Colaboração para oferecer uma maior diversidade desportiva aos jovens vianenses. A cerimónia decorreu na sede da VAF, em Viana do Castelo.

A iniciativa promove, numa fase inicial, a prática de futebol e futsal entre jovens atletas com idades entre os 4 e os 8 anos, permitindo-lhes experimentarem ambas as modalidades e escolherem a que mais gostam.

“Sabemos que muitos jovens são empurrados para o futebol por influência de alguém conhecido, e que mais tarde percebem que não é bem o que querem. Este protocolo surge no sentido de lhes proporcionar mais uma modalidade para experimentarem e decidirem, por conhecimento de causa, o que querem praticar.” – frisou a Presidente da VAF, Sabrina Elias, durante a cerimónia de assinatura do protocolo.

 

A Viana Academia FutFênix surge em 2019, por iniciativa de um grupo de amigos que quis revitalizar a modalidade em Viana do Castelo, através da criação de uma Escola de Futsal. O protocolo com o SC Vianense é mais um passo no fortalecimento deste projeto:

“Queremos, com o apoio do SC Vianense, voltar a dar visibilidade a esta modalidade que, antigamente, levava muita gente aos estádios em Viana. Queremos fazer com que a modalidade continue a crescer e se torne novamente grandiosa.” – explicou a dirigente.

Por seu turno, o protocolo insere-se na estratégia do SC Vianense de aumentar a oferta desportiva, sendo já sete as modalidades ativas do clube.

“No Vianense temos vindo a procurar diversificar a oferta desportiva. Neste caso, não o fizemos através da criação de uma nova secção do clube, mas estabelecemos um protocolo de colaboração.” – esclareceu Rui Pedro Silva, Presidente do Sport Clube Vianense.

Apesar da iniciativa ser “direcionada para os escalões de petizes e traquinas”, Rui Pedro Silva realça que o objetivo é eventualmente “alargar” a abrangência do protocolo “para os escalões mais velhos de benjamins e infantis”, reafirmando o compromisso de criar mais oportunidades e experiências para os jovens vianenses.

Recorde-se que, atualmente, o Sport Clube Vianense é considerado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) uma Entidade Formadora de Futebol certificada com quatro estrelas.