• PRÓXIMO JOGO
  • vs
  • SC VIANENSE

Comunicado da Direção do Sport Clube Vianense

A Direção do Sport Clube Vianense vem, por este meio, informar todos os sócios, adeptos e simpatizantes do seguinte,

1. No dia 16 de outubro de 2019 o Âncora Praia Futebol Cube pediu a “alteração do Jogo 244.00.050.0, entre o Âncora Praia F.C. e o S.C. Vianense, marcado para Domingo dia 03/11/2019, Séniores, 1.ª Divisão da A.F.V.C., para o mesmo dia, mas às 17:00h”, a que o nosso Clube, – sendo coerente com a orientação seguida desde que os atuais órgãos sociais estão em funções -, acedeu, porque procuramos manter as melhores relações institucionais com todos aqueles com quem interagimos,
  2. No dia 29 de outubro, solicitamos que a Associação de Futebol de Viana do Castelo nos esclarecesse, “se o Campo Paulino Velho Gomes foi vistoriado, e teve aprovação, por essa Associação de Futebol para a realização de jogos com iluminação artificial”,
  3. No dia 31 de outubro, o Presidente da Direção da Associação de Futebol de Viana do Castelo, Eng Jorge Sárria, esclareceu que, “nenhum clube filiado na A.F.V.C. solicitou qualquer vistoria à iluminação artificial existente nas suas infraestruturas desportivas”,
  4. O Sport Clube Vianense apresentou protesto antes do início do jogo, realizado no dia 3 de novembro às 17:00h, e confirmou-o posteriormente, conforme determina o Regimento do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, fundamentado na violação do disposto no artigo 53.º do Regulamento de Provas da Associação de Futebol de Viana do Castelo. pelo facto de o recinto do jogo não ter iluminação eficiente que garantisse as condições de visibilidade exigíveis para a realização de um jogo oficial,
  5. Em documento datado de 7 de fevereiro de 2020, o Sport Clube Vianense foi notificado pela Associação de Futebol de Viana do Castelo, do despacho proferido pelo Conselho de Justiça daquela Associação de que o protesto, referido em 4.,deve ser liminarmente indeferido, ao abrigo do disposto no artigo 39.º/1.º do Regimento do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol aplicável por força no disposto do art.º 67.º do mesmo Diploma, referindo que os protestos sobre a validade dos jogos só são admitidos com fundamento em irregulares condições do terreno do jogo ou em erros de arbitragem, acrescentando ainda o despacho que o n.º 2 daquele artigo não admite os protestos quanto às condições do terreno de jogo, se o árbitro o considerar em boas condições para se jogar, pelo que, de acordo com aquele órgão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, o caso em apreço não se enquadrará em nenhuma das duas referidas hipóteses.

Considerando os factos, sumariamente, relatados nos pontos anteriores, a Direção do Sport Clube Vianense vem comunicar que,

1. Respeitando, obviamente, a independência dos órgãos, tem dificuldade em compreender que a informação transmitida pelo responsável máximo do órgão executivo da Associação de Futebol de Viana do Castelo, entidade responsável pela organização das competições distritais, não tenha sido objeto de qualquer referência no despacho do Conselho de Justiça, que inclusive dispensou a audição de qualquer testemunha para fundamentar a sua decisão,
  2. Continuará a manifestar-se, nos locais e momentos adequados, para que sejam garantidas as melhores condições nas instalações em que se efetuam jogos das competições oficiais em que as suas equipas participam, nomeadamente dos pisos, – saudando a decisão tomada no início da corrente época desportiva pela Direção da Associação de Futebol de Viana do Castelo, que, na  nossa opinião, só peca por tardia -, mas também de balneários, segurança e outras,
  3. O Sport Clube Vianense continuará a seguir, sempre, os princípios da ética, da defesa do espírito desportivo, da verdade desportiva e da formação integral de todos os participantes, dando o seu contributo para um desporto justo, leal, “limpo” e respeitador,
  4. Não obstante o desenlace deste processo, para nós, incompreensível, o Sport Clube Vianense continua firmemente empenhado em que a sua equipa principal termine o Campeonato em primeiro lugar, apelando a todos os sócios, adeptos e simpatizantes que se mobilizem no apoio à concretização deste objetivo, e que marquem presença em massa já no jogo do próximo domingo frente ao Atlético dos Arcos.

Viana do Castelo, 19 de Fevereiro de 2020